Durante quatro dias (11 a 14 de junho), o distrito de Pirapanema ficou lotado devido a realização do 5°edição do Festival de Gastronomia
na Serra. Pessoas de diversas cidades da região estiveram no distrito para curtir os shows, a típica culinária
mineira e outras atrações.
Uma grande estrutura física e de rede de restaurantes e bares foi montada ao longo de todo o distrito e uma espécie de praça, área de estar, foi montada próximo a quadra do distrito com bancos e móveis rústicos, ideal para um descanso durante a visita. Uma tenda abriga o espaço para shows, além do grande palco na pracinha do distrito e outra tenda. A abertura oficial foi feita pelo Prefeito Aloysio, pelo Vice-prefeito, Ciribelli, pela Secretária de Turismo, Ana Lúcia Dutra Rodrigues, pela Diretora da Fundarte, Gilca Napier.O Festival Gastronomia
na Serra de Pirapanema ofereceu dez oficinas de gastronomia com chefes renomados, patrocinadas por diversas empresas.
O prefeito Municipal falou sobre a importância do Festival não somente para o distrito, mas sim para toda a região: “Quando decidimos realizar o I Festival não imaginávamos que seria tão bem aceito pela população e hoje, no 5° podemos perceber que a iniciativa foi muito bem aceita, e isto nos motiva a realizar muitos ainda, principalmente porque não somente Muriaé e o distrito de Pirapanema ganham, mas toda a região, já que diversas empresas de fora da cidade, querem mostrar seus produtos, ter uma visibilidade maior para suas empresas, isto é muito importante, porque mostra que estão confiantes em nosso trabalho em prol da cultura de toda Muriaé e região”, disse o prefeito, que fez questão de agradecer a todos pela presença, e em seguida foi feito a abertura por Gilca Napier, onde o Festival foi oficialmente aberto, e o público pôde assistir ao Show com Dudu Lima Trio – Palco Goumert, que apresentou um excelente repertório. Na sequência, subiu ao palco com Trio O’Clock no Palco Goumet, Show com Jefferson Gonçalves no Grande Palco, que esquentou o friozinho.
A Superintendente da Fundarte Gilca Napier também ressaltou a importância deste festival para o distrito: “Antes do festival pouco se ouvia falar de Pirapanema, até alguns muriaeenses não conheciam o distrito, hoje não, todos conhecem, querem vir visitar, conhecer as riquezas do lugar, e muitos ficam ansiosos pela realização do Festival, porque sabem que terão uma festa, com uma excelente organização e um clima bastante familiar onde poderão se divertir com muita segurança”, disse Gilca.
Para os moradores de Pirapanema, o Festival é uma boa oportunidade de desenvolver o potencial turístico do distrito, já que vem pessoas de toda a região para conhecer e quem já veio nos anos anteriores faz questão de voltar, e para o líder comunitário do local Jáder Pedrosa, a realização do festival colocou Pirapenema no centro cultural gastronômico de toda a região: “A população só tem agradecer a Prefeitura Municipal pela realização do festival, já são 5 anos de muita festa, tudo muito bem organizado, e tenho certeza que mais festivais acontecerão aqui, e a população, não só do distrito, mas de toda a região só tem a ganhar”, disse o Jáder.
O encerramento aconteceu no domingo com diversos eventos, com Show com Banda Zem , oficinas culturais e de gastronomia para adultos, crianças com chefs renomados, degustação de produtos diversos, exposição de artesanato, campeonato de parapente, tudo funcionando de acordo com a programação de profissionais da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé, a Fundarte, várias secretarias municipais, moradores de Pirapanema, comerciantes de Muriaé e parceiros que apoiaram o evento oferecendo uma boa estrutura para a realização de uma extensa programação.
Patrocinadores:
Keyla Souza, LuzColor recebe prato da Gastronomia
da Serra das mãos do Prefeito Aloysio Aquino
Philipe Baldanza, Diretor Comercial da Rede Atividade recebe prato da Gastronomia
da Serra das mãos do Prefeito Aloysio Aquino
Representante da Senac recebe prato da Gastronomia
da Serra do das mãos do Prefeito Aloysio Aquino
Prefeito Aloysio Aquino recebe prato da Gastronomia
da Serra das mãos da Gilca Napier ( Superintendente da Fundarte )
Vice -Prefeito João Ciribeli recebe prato da Gastronomia
da Serra das mãos de Ana Lúcia (Secretária de Turismo)





































