Principal fonte de recursos próprios da Prefeitura, o IPTU tem sua arrecadação revertida na realização de obras e na melhoria de serviços aos muriaeenses. “Só na área da saúde, podemos citar o custeio total das despesas do pronto-socorro do Hospital São Paulo, a realização de mutirões de cirurgia de catarata em parceria com o Prontocor e a compra de três carros novos para transporte de pacientes com mais conforto e segurança”, destaca o prefeito Grego. “Em outras áreas, tivemos a aquisição de aparelho tecnológico para a Polícia Civil, o calçamento de ruas em vários bairros, a construção da ponte de acesso a São Fernando e a iluminação do campo de futebol de Bom Jesus, entre outras ações que melhoraram a vida dos muriaeenses”, complementa.
Confira mais informações sobre o IPTU 2018:
Descontos à vista
Quem optar pelo pagamento do imposto em cota única, terá descontos de até 10% sobre o valor total, de acordo com as seguintes datas de vencimento:
– Até 7 de julho: desconto de 10%;
– De 8 de julho até 8 de agosto: desconto de 5%;
– De 9 a 21 de agosto: valor integral sem cobrança de juros ou multas.
A partir do dia 22 de agosto, serão cobrados juros e multas por atraso. Se o pagamento não for efetuado até 31 de dezembro, o valor pendente entra para a dívida ativa, podendo ser cobrado na Justiça ou por meio de protesto via cartório.
Parcelamento em até 10 vezes
O valor do imposto poderá ser dividido em até 10 vezes sem juros. A primeira parcela está programada para 29 de março, enquanto as demais datas de vencimentos serão sempre no último dia útil dos meses posteriores. Vale lembrar que o valor mínimo de cada prestação é de R$41 para pessoas físicas e de R$102,50 para pessoas jurídicas.
Destaca-se ainda que não será permitido realizar o parcelamento sem juros a qualquer momento. Exemplo: se em julho o contribuinte desistir do pagamento à vista e optar pela divisão, será necessário pagar as prestações em atraso desde março (com juros e multas) e também as parcelas restantes para que o imposto seja quitado.
Guias para pagamento
Os boletos para recolhimento do imposto já estão sendo entregues em toda a cidade. Os contribuintes receberão duas folhas: uma com os valores para pagamento à vista e outra com o número máximo de prestações permitidas para cada caso, levando em consideração o valor mínimo exigido para as parcelas. Quem não receber as guias poderá retirá-las online no site da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br), acessando o menu “Cidadão”, opção “Meu IPTU”. É necessário informar o número de registro do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário.
Locais de pagamento
As guias do IPTU 2018 de Muriaé poderão ser pagas somente em agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou unidades de atendimento “Caixa Aqui”. Pagamentos efetuados em qualquer outra instituição não será considerado válido.
Mais informações
O setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Muriaé, que funciona no térreo do Centro Administrativo, estará à disposição dos contribuintes para dúvidas referentes ao IPTU 2018 a partir de 12 de março. O telefone de contato é (32) 3696-3415.