Na última sexta-feira (8), o Demsur atingiu a marca de ter passado por 100% das ruas atingidas pelas enchentes em Muriaé. No entanto, mesmo já tendo sido realizada a retirada do barro e o caminhão pipa ter lavado as ruas Petrina, Zita Vasconcelos e as travessas que ligam à Rua Antônio Afonso Sobrinho haverá retorno, na próxima segunda-feira, nestas localidades, para realizar mais uma lavação com caminhão pipa. Vale ressaltar que a Rua José Antônio Amaro, no Bairro José Cirilo, já passou por três lavações.

O problema no escoamento do barro está em relação a falta de boca de lobo na via. A Avenida Altino Rodrigues Pereira, por possuir intenso fluxo de veículos, não passou, ainda, por lavação, mas pela atuação do caminhão com o chuveirinho. Nela, também haverá retorno na segunda e a lavação precisará ser realizada à noite. Além disso, a equipe do Demsur retirou, durante toda a semana, os entulhos das vias e eles continuarão sendo retirados, a partir de agora, pelos
caminhões cata treco.

A Diretora do Demsur, Maria da Consolação, esteve empenhada durante toda semana, juntamente com o Prefeito, José Braz, para ofertar o apoio a toda população atingida e seguirão firmes no propósito de promover as melhorias necessárias para Muriaé.

Os desafios do início da gestão no Demsur Segundo a Diretora, o primeiro desafio foi em relação a frota para esse atendimento. “O Demsur atuava em Muriaé com 11 caminhões prensa para a coleta de lixo, mas o contrato de quatro deles não foi renovado no final do ano como deveria ter sido feito para não prejudicar
o atendimento a população. Assim, nos vimos sem recursos suficientes para atendimento. Como se não bastasse, outros três caminhões apresentaram problemas e tivemos que atuar, neste momento crítico, com apenas 34% da capacidade habitual”.
Além disso, os três caminhões pipa da autarquia não puderam ser disponibilizados, já que um deles é usado para abastecimento de reservatórios que fornecem água para diversos bairros da cidade, o outro precisou parar para lubrificação e o terceiro apresentou problemas mecânicos, cuja previsão de conserto é para 10 dias.

Com este cenário, a Diretora, Maria da Consolação, realizou contatos para conseguir o empréstimo de caminhões com vistas a realizar a lavação das ruas. “Graças a Deus, pudemos contar com a ajuda da CBA, do sr. Sérgio, ex-prefeito de Miraí, da JP Engenharia e de José Braz que emprestaram seus caminhões para que o trabalho fosse realizado”.

Outro desafio é o transporte dos resíduos. Segundo a diretora a situação é inadmissível e precisa ser revista com urgência. “Todo o lixo precisa fazer uma viagem até Laranjal para que seja descartado. Isso gera uma grande demora, tendo em vista o tempo gasto, além do valor exorbitante de R$ 310 mil por mês. Tudo isso porque não houve manutenção do Aterro Sanitário nem gestão eficiente do descarte de resíduos.”
Por fim, Maria ainda precisou contornar a falta de pessoal, já que houve baixa na equipe de limpeza, com 13 pessoas a menos, em relação ao ano passado, por questões de término de contrato. “Quando nos deparamos com esta situação, acionamos a penitenciária para que pudéssemos ampliar nossa força de trabalho na limpeza das ruas e fomos prontamente atendidos”.

Maria da Consolação aproveitou para agradecer o apoio de toda equipe. “Apesar de todas as dificuldades impostas, estamos trabalhando incansavelmente para prestar os serviços à população. Aproveito para agradecer a equipe do Demsur, sempre disposta e eficiente e, também, ao Prefeito José Braz que está prestando total apoio para enfrentarmos as adversidades. Para cada dificuldade sempre buscaremos uma solução. Este é o nosso lema.”

Deixe um comentário

10 − dez =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil