A 10ª Edição do Festival Gastronomia na Serra de Pirapanema, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de junho, movimentou o distrito de Muriaé, trazendo milhares de turistas que puderam curtir os shows, apresentações, oficinas, comidas e o VII Open de Parapente, que coloriu o céu.

Além da programação intensa, durante todo o funcionamento do evento também ficaram abertos à visitação o Centro Cultural e Turístico Carmelinda Guarçoni Baesso e, na quadra do distrito, uma feira com exposição de produtos dos parceiros das feiras “Evaldo Calcagno” e “Mulheres Rurais”. O mural com a arte de rua do artista Jhony MisterBod, com tema do evento e localizado na principal rua de Pirapanema, também foi parada obrigatória dos visitantes, que tiraram muitas fotografias em frente ao novo ponto turístico.

O público, que estava ansioso pelo retorno do festival após a pandemia, compareceu em peso e compartilhou os momentos especiais que marcaram a edição – contando com o maior número de visitantes ate hoje.  Ruas e restaurantes ficaram lotados durante todo o evento, que até agora tem sido assunto em rodas de conversas e muito elogiado por quem esteve presente.

A abertura oficial do Festival aconteceu na quinta-feira (02) e foi feita pelo então Vice-Prefeito, Marcos Guarino, no “Lounge da Serra”, com a presença de demais autoridades e parceiros que receberam o “Prato de Boa Lembrança”  diretamente das mãos dos representantes da direção do evento – a Diretora Geral, Gilca Napier, a Diretora Adjunta, Vanderleia Castro, os Coordenadores de Cultura e Turismo, Fernando Paixão e Wania Muahad, e o Presidente da Sociedade Musical União dos Artistas, Anderson Elias Silva.

Durante a tarde e a noite, o Senac ofereceu a oficina “Salada Waldorf” e o concorrido workshop “Adentrando o Mundo dos Vinhos”.

Após a cerimônia, o público curtiu os shows da Banda da Sociedade Musical União dos Artistas e do grupo Boca de Siri.

Na sexta-feira (3/6) foi inaugurada, ao por do sol, a reforma e reabertura do Centro Cultural e Turístico Carmelinda Guarçoni Baesso.

O público foi chegando cedo para curtir as primeiras atrações da noite: o show do Batuque de 2 no palco do “Lounge da Serra” e o show itinerante da Charanga Pop Street Band, que desfilou pelas ruas animando os presentes com os palhaços da Companhia Anima, dando um toque lúdico que encantou as pessoas.

O Senac ofereceu a oficina “Cervejando”, enquanto na Cozinha Show, montada pela Fundarte, foi ministrada a oficina “A Arte na elaboração de drinks”.

Mais tarde, a praça do distrito ficou lotada com visitantes de Muriaé e de outras cidades da região que subiram a serra especialmente para assistir o tão esperado show do Barão Vermelho. A banda encantou com uma apresentação incrível e o público cantou em coro os seus principais clássicos. A banda também se mostrou envolvida com o mar de pessoas emocionadas que se espalharam pela praça, ruas e até lajes para assisti-los. A troca de energia entre músicos e fãs reverberou e levou o festival a uma noite histórica que ninguém esquecerá.

A paisagem da serra de Pirapanema ficou ainda mais impressionante logo cedo no sábado (4/6), com a abertura oficial do VII Open de Parapente. Foram mais de 80 saltos, com atletas que vieram de todas as partes do país especialmente para o evento que coloriu todo o céu e trouxe mais charme ao Festival.

O Senac ofereceu três oficinas em sua carreta: “Inhoque Funcional sem farinha de trigo”, “Tartelete de Chocolate” e “Cuscuz Marroquino”. No espaço da “Cozinha Show”, a oficina ficou por conta do renomado chef Felipe Rameh, que ensinou um prato principal e duas sobremesas com elementos locais, trazendo a mineiridade para a alta gastronomia.

O show ficou por conta das bandas Arteria Trio e Couro & Corda, que se apresentaram no palco “Lounge da Serra”. Pelas ruas, durante a tarde, quem esteve presente pode assistir a Roda de Capoeira da “Fundação Internacional de Capoeira – Artes das Gerais”. Já durante a noite, a Charanga Pop Street Band, em conjunto com a Companhia Anima, encantaram mais uma vez os visitantes em duas apresentações, envolvendo o coro que seguia a apresentação.

Mais tarde, no palco da praça, Beto Guedes deu um show que conseguiu afastar a onda de frio que se instalou no sábado. Entre fãs de todas as idades, que vieram de até 500 km de distância para conhecer o cantor, avistávamos pessoas que se emocionavam enquanto cantavam seus clássicos. Beto Guedes sentiu o carinho do público e, entre muitos sorrisos, estendeu o show, emendando músicas mesmo após finalizar o seu repertório. Mais uma vez, a troca de energia entre os músicos e os fãs tomou conta de Pirapanema e marcou a noite na memória das pessoas.

Encerrando o Festival no domingo (5/6), amanhecemos com a abertura da janela de parapente, colorindo novamente o céu.

No Lounge da Serra, aconteceram as oficinas de gastronomia infantil, ministradas pela chef Lili Almeida na “Cozinha Show” e a oficina do programa ambiental do parceiro CBA – Instituto Votorantim, para criar tintas coloridas com alimentos.

Os restaurantes abriram para almoço e receberam milhares de pessoas que, mais uma vez, lotaram o distrito. Até o final da tarde, Pirapanema não parava de receber novos visitantes.

Infelizmente, pegos de surpresa pela notícia do falecimento do Prefeito, Sr. José Braz, e seguidos pelo luto oficial do Município, os shows da tarde de domingo tiveram que ser adiados, ainda sem nova data de realização.

A equipe da Fundarte agradece aos apoios, parcerias, patrocínios e a todo o público de Muriaé, que confiou no evento e subiu a serra para participar da 10ª Edição do Festival Gastronomia na Serra, que foi um sucesso além do esperado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

15 − 4 =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil