O imóvel estava desativado e agora volta a funcionar para atender o distrito.
Foi inaugurada a reforma e abertura do Centro Cultural e Turístico Carmelinda Guarçoni Baesso, na sexta-feira (03), durante o Festival Gastronomia na Serra de Pirapanema.
O evento contou com a presença do prefeito José Braz, do vice-prefeito Marcos Guarino, da diretora da Fundarte, Gilca Napier, do vereador Devail Corrêa, da secretária adjunta de educação, Andréa Medina, do representante do Conselho Comunitário de Pirapanema, José Nenzinho,de Jader Luiz Gusman Pedrosa, familiares e amigos de Carmelinda.
José Braz (em seu último ato público). “Agradeço o empenho da equipe da Fundarte, focando na importância que os distritos tem nesta gestão, sendo Pirapanema privilegiado, por seu grande potencial em ser um ponto turístico”.
Alexandre Guarçoni Baêsso, filho da homenageada Carmelinda. “Agradeço ao prefeito José Braz e a todos que contribuiram para edificar o nome da minha mãe nessa linda homenagem. É muita gratidão da nossa família. A minha mãe era uma pessoa simples e amiga de todos. Muito dedicada a família e muito ligada a Deus. Deixou esse legado para todos os filhos e demais parentes”.
Carmelinda Guarçoni Baêsso

 

Carmelinda, mais conhecida como “Dona Dedé”, nasceu na Fazenda Boa Esperança, no distrito de Pirapanema, no dia 01/05/1927. Filha do Coronel Elidio Guarçoni e Luiza Seminatti, imigrantes italianos da cidade de Modena, província de San Felice, no norte da Itália.

 

Seu pai, Coronel Elidio Guarçoni, ficou marcado na história da região pelas inúmeras contribuições para o desenvolvimento da região, sendo um dos responsáveis pela construção da estrada Muriaé – Ervália, além de ser responsável por prestar informações à bolsa de valores do Brasil acerca da produção do café da região.
Carmelinda tinha uma vontade e uma satisfação enorme em ajudar o distrito de Pirapanema e principalmente os moradores mais carentes da região.
Após se casar com Antônio Baêsso, se estabeleceu no alto da Serra de Pirapanema, na Fazenda da Serra, onde criou seus seis filhos. O local passou a ser um ponto de referência para os moradores do distrito, um verdadeiro “porto seguro”. A sua fazenda servia de abrigo para os padres e seminaristas que vinham de diversas regiões do país, e também de professoras que lecionavam no distrito.
Na lembrança da comunidade, ficaram os partos que fez e os remédios, comidas, orientações e orações que dava para os que necessitavam. Os doentes mais graves ela mandava levar no carro da família para o hospital em Muriaé. Dona Dedé contribuiu diretamente para a restauração e ampliação da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, que seu pai ajudou a construir para a comunidade.
Carmelinda faleceu em 23/12/2008, deixando um legado marcante de caridade, fraternidade, presteza, simplicidade, religiosidade e amor.

 

Deixe um comentário

treze + um =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil