30 personalidades receberam a Medalha do Mérito Muriaeense “José Alencar Gomes da Silva”, concedida pelo prefeito Marcos Guarino. A solenidade, que aconteceu na noite de quinta-feira (01), no auditório da Faminas, teve o objetivo de homenagear pessoas que, com o seu trabalho, tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.
O prefeito Marcos Guarino encerrou o evento e falou da representatividade de José Alencar em Muriaé. O presidente da Academia Muriaeense de Letras (AMLE), Natalino da Silva de Oliveira fez um breve discurso para o público, representando os agraciados. O Presidente da Câmara Municipal, Waltecy Rodrigues da Costa Júnior (Ciso), destacou a parceria do Legislativo com o Executivo de Muriaé que promove cidadãos, destacando aqueles que de alguma forma têm dado grande contribuição para nossa cidade.
A honraria foi criada em 2013, por meio do decreto número 5.272 daquele ano, e o patrono que dá nome à medalha não poderia ser mais adequado. Nascido em Muriaé, no distrito de Itamuri, José Alencar Gomes da Silva sua vida ao trabalho desde criança. Trabalhou, cresceu, prosperou e, à frente da Coteminas, tornou-se um dos maiores empresários do Brasil no ramo da indústria têxtil.
Na política, foi senador pelo estado de Minas Gerais entre 1999 e 2002. Nos oito anos seguintes, ocupou o cargo de vice-presidente da República, sempre contribuindo decisivamente para o repasse de verbas e programas federais para o município de Muriaé.
José Alencar se notabilizou ainda mais a partir de 2007, tornando-se símbolo de perseverança para todos os brasileiros, ao lutar bravamente contra o câncer. Mesmo após diversas cirurgias e sessões de tratamento intenso, jamais perdeu o otimismo.
Morreu em 2011, aos 70 anos, vitimado pela doença contra a qual lutou durante tantos anos. Suas cinzas estão na igreja matriz do distrito de Itamuri, a mesma comunidade onde nasceu e viveu parte da infância.
Homenageados deste ano:
– Ademir Freitas Valentim
– Adriana Aparecida de Morais Ribeiro
– Adriana Furtado de Oliveira Carvalho
– Alveraldo João dos Santos
– Antônio Carlos da Silva
– Cristiano Elydio Guarçoni
– Dalva Lúcia de Souza Moreira
– Denise de Fátima de Souza Pereira
– Emanuel de Assis Gonçalves
– Eudóxia Augusta Canedo Montezano
– Hamilton Cardoso de Mello
– Inimar de Fátima Carneiro
– José Angelo de Freitas
– José Carlos Alves Cerqueira
– José Domingos Dias
– Juscelino de Oliveira Rodrigues
– Leandro Rodrigues Mazzini
– Luiza Agostini de Andrade
– Marcos Leandro Pereira
– Marlene Vasconcelos Pereira
– Natalia Santos Magalhães
– Natalino da Silva de Oliveira
– Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho
– Reinaldo Felippe Péres Laviola
– Sebastião Antonio da Silva
– Sebastião Vitor Cota
– Valdir Souza Amaro
– Waltecy Paulino
– Wanderly Torres de Azevedo
– Wilson Roberto de Castro