Foi realizada na noite desta quinta-feira, 31, a outorga das Comendas do Maçon Dr. Lenine Brum Junqueira Passos. Esta comenda foi criada em  2021, por meio do projeto de Lei, de autoria do Vereador Dr. Frederico Faria, que esteve na solenidade realizada na Loja Maçônica Ad Gloriam Et Sapientiam, representando o presidente da Câmara, Vereador Evandro Cheroso.

A comenda é entregue anualmente na semana do Maçom, em agosto, a um membro escolhido de cada uma das quatro lojas maçônicas de Muriaé. A escolha se dá pelos próprios integrantes de cada uma das lojas. Este ano, a solenidade não pode ser realizada na data estabelecida em Lei, devido ao período eleitoral.

Ciro Alves Mota Mendes – ARLS Seareiros da Paz

Mário José Cavalhier Vieira – ARLS Labor, Força e Virtude

Sérgio Wanderley Bordoni – ARLS AD Gloriam Et Sapientiam

Waldir Gil Alcon Filho – ARLS Missionários da Luz

Quem foi Lenine Brum Junqueira Passos que dá nome a Comenda?

O nome escolhido para a Comenda do Maçom referencia o saudoso Irmão Lenine Brum Junqueira Passos, que nasceu em Muriaé, no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1949, tornando-se um grande advogado de nossa cidade. Casou-se com Iracema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º Hotel Fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.

Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri. Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro Vereador do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.

Advogado criminalista e agrimensor, Dr. Lenine, foi também membro da Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu Venerável Mestre. Dr. Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77 anos, deixando um grande legado para a história da nossa cidade. Portanto, a Lei Municipal 6.096/2021, em vigor em Muriaé, é um reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município pelos Maçons que integram as 04 (quatro) Lojas existentes hoje em Muriaé.

 

 

Deixe um comentário

cinco × cinco =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil