Na sessão desta semana na Câmara de Muriaé, dois projetos importantes e de grande apelo à população deixaram de ser votados para que os vereadores de base possam discutir com o prefeito suas viabilidades. O primeiro, solicitando um tempo de tolerância que pode variar de 10 a 30 minutos no estacionamento rotativo municipal para que os motoristas possam ter tempo de localizar o vendedor ou também para uma parada rápida que não ocupará a vaga por mais do que este tempo. O segundo, reivindica transporte público gratuito aos alunos de Muriaé, principalmente dos bairros mais distantes e zona rural para realizarem a Prova do Enem. Também foram criadas duas semanas especiais, uma de prevenção das doenças cardíacas e outra de segurança e saúde nas escolas. Diversas pessoas ainda foram homenageadas com Moções de Congratulações e Aplausos por seus trabalhos ou voluntarismo em prol das comunidades de Muriaé.

Câmara discute Tolerância de tempo no estacionamento rotativo

Um projeto do presidente, Vereador Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO), PL Nº 326/2023 que pede a tolerância de 30 minutos para quem precisa estacionar rapidamente nas áreas abrangidas pelo rotativo municipal e que passou por uma emenda do vereador Devail (PP) restringindo a 10 minutos, foi discutido novamente na sessão desta terça-feira (06/11), mas não foi votado, já que os vereadores da base do Prefeito solicitaram ao autor o tempo de uma semana para conversarem com o prefeito e verem com o chefe do Executivo o que seria possível fazer a fim de oferecer à população uma solução que atende seus anseios, sem prejudicar todo o processo de regulamentação do Estacionamento Rotativo Municipal de Muriaé. Segundo o presidente, caso não se apresente uma nova solução o projeto será votado na próxima semana.

Vereadores reivindicam transporte público gratuito para o Enem

Um projeto da vereadora Drª Miriam Facchini (PP), PL Nº359/2023 por orientação do jurídico da Câmara e pela solicitação dos Vereadores da base do Prefeito na Câmara, transformou-se em Indicação para que o Executivo forneça transporte gratuito aos estudantes pelo menos no segundo dia de aplicação das provas, já que isso não ocorreu no primeiro dia de aplicação e muitos estudantes tiveram grande dificuldade de locomoção, pela diminuição de transporte público na cidade no domingo. Todos vereadores foram solidários aos estudantes e a base, além do líder do governo Dr. Frederico (PTB), também se comprometeram em se reunir com o prefeito para tratar desta situação.

Muriaé passa a ter uma Semana de Prevenção das doenças cardíacas

Foi aprovado o Projeto de Lei Nº 324/2023, de autoria do Vereador Dr. Frederico, que institui a Semana Municipal de Cuidados com o Coração e Prevenção à Doenças Cardíacas em Muriaé.  A data será comemorada na última semana do mês de setembro de cada ano, concomitantemente à 29 de setembro, considerado o Dia Mundial do Coração.

Neste período ficará o Poder Executivo e secretarias a responsabilidade de desenvolver campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos à saúde do coração.

O projeto prevê ainda que profissionais com conhecimentos específicos em áreas relativas à questão, poderão ser convidados a participar da definição dos procedimentos informativos, educativos e organizativos relativos à Semana, podendo serem celebradas parcerias com universidades e/ou entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre as doenças cardiovasculares e o aprimoramento do atendimento em situações de emergência.

Em sua justificativa, o autor informa que “pesquisas do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, mostram que a letalidade das doenças cardiovasculares é seis vezes maior que a da AIDS. São 300 mil pessoas morrendo ao ano, cerca de 820 por dia no país. Os dados demonstram que dos brasileiros que têm parada cardíaca fora hospitais, 97% morrem, antes dos cinco minutos de atendimento emergencial. O controle do peso, exercícios regulares e nutrição saudável são algumas das normas médicas sugeridas pela Federação Mundial do Coração, que tem como objetivo ajudar pessoas do mundo inteiro a se conscientizarem sobre a saúde do coração. Muitas pessoas chegam a relacionar fatos, como por exemplo, da persistência do colesterol alto ao risco de um infarto ou derrame e quando procuram pelo médico para conversar, já é tarde, e o perigo pode estar instalado com gravidade”. Por isso, o médico cardiologista Dr. Frederico defende que “a realização desta Semana com diversas atividades distintas vai levar informação, conscientização à população, incentivando a prevenção que é o melhor caminho a ser seguido frente às doenças, principalmente as do coração”.

Vereadores aprovam Semana de Segurança e Saúde nas escolas

O Projeto de Lei Nº 325/2023, de autoria do Vereador Anderson da Caixa (PSD), institui a Semana de Segurança e Saúde nas Escolas da Rede Municipal de Ensino que compreenderá a primeira semana do mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças e o Dia dos Professores.

A instituição desta semana visa atender os seguintes objetivos:

– educar os cidadãos para o conhecimento e acesso pleno aos seus direitos;

– reduzir o alto índice estatístico de acidentes envolvendo menores;

– conscientizar os pais e alunos, transmitindo-lhes noções de prevenção contra acidentes e cuidados com a saúde;

– integrar escola e comunidade para que, com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Defesa Civil, possa ser criada a cultura de prevenção, inclusive de acidentes domésticos e de trabalho.

Nesta semana, as escolas municipais desenvolverão atividades de natureza pedagógica, cultural, esportiva, com a participação das instituições públicas afins e de entidades da sociedade civil organizada.

A Prefeitura poderá firmar convênios e parcerias com entidades devidamente inscritas nos Conselhos Municipal de Saúde, Educação, Criança e Adolescente, Pessoas com Deficiência entre outros que apresentarem em seus estatutos estarem em conformidade com o público, atividades e objetivos a que se definam, além de mobilizar e envolver a comunidade escolar.

Segundo o vereador, “o propósito é que haja maior destaque e foco no que ser refere à saúde e segurança, trazendo uma semana de atividades que objetivam a divulgação, mobilização e atividades educacionais, lúdicas, artísticas, culturais e de formação a todos os atores envolvidos, para então, a finalidade ser alcançada como uma atividade curricular incorporada ao trabalho didático-pedagógico escolar”.

Deixe um comentário

18 − 2 =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil