A Câmara Municipal de Muriaé realizará nesta terça-feira (25), no salão nobre da Faminas a solenidade de outorga das Comendas Bernadete Carneiro Garcia – Mulher Muriaeense.
A Comenda tem como objetivo reconhecer mulheres muriaeenses que, com dedicação e empenho, contribuem para o desenvolvimento e o engrandecimento de Muriaé. O nome da honraria é uma homenagem a Bernadete Carneiro Garcia, uma mulher que marcou a história do município com sua atuação em diversas áreas, como educação, cultura e ação social.
Nascida em Patrocínio do Muriaé, em 25 de dezembro de 1933, Bernadete foi a primeira mulher eleita vereadora em Muriaé e deixou um legado de realizações e dedicação ao próximo. Em 1958, fundou a primeira escola ginasial gratuita do município, ligada à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, possibilitando que muitos muriaeenses, antes sem acesso à educação, pudessem mudar suas vidas.
Sua atuação social se estendeu ao longo de sua vida, destacando-se como a primeira secretária-geral do Projeto Pró-Moradia, fundado em Muriaé pelo Padre Tiago. O projeto, que ainda beneficia famílias de baixa renda com acesso à casa própria, teve em Bernadete uma liderança incansável e dedicada.
Agraciadas:
Lorena de Souza Rodrigues do Prado
Munique Helena da Cunha Alves
Terezinha Aparecida Bentinho
Maristela Santos de Andrade Freitas
Maria Raimunda Cortes
Heloisa Helena Pereira Monteiro
Tatiana Rangel Viana
Daniela Raimondo Felippe
Sônia Maria Gardoni Ramos
Antônia Aparecida Pedro da Silva
Juliana de Souza Freire
Claudia Fernandes Costa
Valéria Regina Souza Bruno
Elisiane Gomes
Kathellen Ferreira Lima
Andreza de Souza Silva
Julia Teresa Paulo Rodrigues