O ex-presidente da Câmara Municipal de Muriaé Carlos Delfim (PDT) foi preso na tarde desta terça-feira (18). O ex-parlamentar estava em prisão domiciliar e foi levado ao presídio de Muriaé. A prisão se deu na sétima fase da Operação Catarse, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado de prisão contra o ex-presidente, que já havia sido condenado em primeira instância a uma pena de 11 anos e três meses de reclusão.

Em 2024, a Tribuna já havia noticiado a condenação de Carlos. De acordo com o MPMG, Delfim se associou à esposa, Josilaine Silva Souza, e a um assessor – também condenados – para esconder patrimônio ilegal, adquirindo veículos, empresas, imóveis, máquinas, gados e dinheiro em nome de “laranjas”.

A ação que permitiu a prisão de Carlos foi deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional da Zona da Mata em conjunto com as promotorias de Justiça do Patrimônio Público e da Execução Penal de Muriaé, juntamente com a Polícia Civil de Minas Gerais.

Iniciada em 2021, a Operação Catarse investiga a prática de crimes contra a administração pública, tais como corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato, associação criminosa, entre outros.

 

Deixe um comentário

treze − sete =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil