A saúde pública de Muriaé voltou a ser destaque. Na última sexta-feira, 8 de dezembro, o município recebeu o “Selo Prata” de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de sífilis e HIV. A certificação foi concedida pelo Ministério da Saúde, em cerimônia realizada em Brasília, DF.
A conquista reflete o alinhamento da Prefeitura de Muriaé, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, com os critérios da Organização Mundial (OMS) e também da Panamericana de Saúde (OPAS), em relação ao enfrentamento da transmissão vertical dessas infecções no município.
Três representantes da Secretaria de Saúde estiveram na cerimônia onde receberam o Selo Prata em nome do município: o adjunto da pasta, Vitor de Almeida; o coordenador do programa de IST/Aids e Hepatites Virais, Silvério Martins; e a coordenadora da Atenção Primária, Juliana Simão.
A certificação – O processo de certificação teve início em outubro, quando uma equipe do Ministério da Saúde realizou uma visita técnica à cidade. Durante essa avaliação, os técnicos da Equipe Nacional analisaram de perto as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente aquelas direcionadas ao fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de gestantes e crianças.
Durante a visita, membros da Secretaria de Saúde apresentaram o panorama epidemiológico do município, detalhes sobre o funcionamento e organização da rede de saúde, além de compartilhar as ações e serviços voltados para a prevenção da sífilis e HIV. Essa troca de informações permitiu à equipe do Ministério da Saúde compreender os principais avanços alcançados e os desafios enfrentados por Muriaé no enfrentamento dessas doenças.
A equipe técnica estendeu sua análise às Unidades Básicas de Saúde do Aeroporto e do Primavera, assim como ao Consultório na Rua, garantindo uma avaliação abrangente e minuciosa que cumpre os requisitos adicionais para a certificação.
Em virtude dessa premiação, o setor agora é reconhecido como o Centro de Referência IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS de Muriaé, reforçando o papel de destaque que a cidade desempenha no enfrentamento dessas infecções.
O Selo Prata é, portanto, não apenas um reconhecimento da eficácia das práticas adotadas por Muriaé, mas também um incentivo para que o município continue na vanguarda da eliminação da transmissão vertical da sífilis e HIV, promovendo a saúde e o bem-estar de gestantes e crianças.