Aproximadamente 2.600 caixas de cigarros com fabricação proibida no Brasil, avaliadas em cerca de R$ 5 milhões, foram apreendidas em uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações aconteceram nas unidades operacionais das cidades mineiras de Muriaé e Três Corações, e as ocorrências foram encaminhadas às delegacias da Receita Federal e da Polícia Federal em Juiz de Fora e Varginha, respectivamente.
Na abordagem, os motoristas apresentaram uma documentação fiscal que indicava o transporte de material de jardinagem, supostamente saindo de Holambra (SP) com destino a Recife (PE). Os agentes, porém, enquanto inspecionavam os compartimentos de carga, descobriram que as caixas de cigarros estavam ocultas atrás de sacos de argila.
A apreensão acontece no mesmo mês em que o Governo federal publicou uma nova legislação para endurecer o combate à produção irregular de cigarros. Com as mudanças, além de serem autuados pela Receita Federal, os produtos apreendidos serão destruídos, o que dificulta a reincidência das fraudes.
Fonte: PRF