Rede Sindijori de Comunicação

Nova Liderança

Tempos de Mudanças – Pimentel, nova liderança política em nível

nacional. O governador Fernando Pimentel, com a inquestionável vitória

sobre Pimenta da Veiga no primeiro turno das eleições de outubro de 2014,

surge como uma das três principais lideranças do PT em nível nacional, a

caminho de se ombrear com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e

com a presidente Dilma Rousseff, e se credenciar, mesmo sem postular,

para ser lembrado como candidato à presidência da República em 2018, se

Lula não vier a ser ou não puder ser candidato

(Jornal Mercado Comum – Belo Horizonte/MG)

Economia Mineira

Comprovada a decadência da Economia mineira. – De acordo com o

IBGE, de 2003 a 2012, enquanto a economia brasileira registrou expansão

de 42,41% no acumulado do período, a de Minas Gerais apresentou um

resultado de 37,89% – o que posicionou Minas na 4a. pior posição entre

todos os Estados Brasileiros. O levantamento do IBGE vai até o ano de

2012, ano em que o PIB-Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1,03%.

Em 2013, o governo mineiro declarou que o Estado havia crescido 2,3%

em 2012 – o que correspondeu a quase duas vezes e meia acima da média

brasileira. O jornal Mercado Comum discordou frontalmente dessa

informação e afirmou que a performance da economia mineira havia sido

negativa – o que agora vem de fato a se confirmar: ocorreu uma retração

de 0,41% no PIB mineiro nesse ano. Os dados e cenários relativos aos

anos posteriores não foram nem são nada promissores. Segundo estudos

já divulgados pela Fundação João Pinheiro – órgão oficial do governo

estadual, o PIB mineiro registrou apenas 0,80% em 2013 – enquanto o

nacional cresceu 2,49%. Para 2014 , a Fiemg – Federação das Indústrias do

Estado de Minas Gerais, através do seu Departamento Econômico tornou

público, no dia 17 de dezembro, que estudos da entidade apontam para

mais uma retração de 0,4% do PIB mineiro – em contraste ao crescimento

de 0,2% projetado para a economia nacional.

(Jornal Mercado Comum – Belo Horizonte – MG)

Campanha publicitária

Nova campanha publicitária do Volkswagen UP ! destaca segurança e

prazer ao dirigir. A Volkswagen do Brasil inicia 2015 destacando a

segurança e o prazer ao dirigir que o modelo up! proporciona aos

motoristas e passageiros. Não por acaso, o carro foi eleito o mais seguro da

categoria pelo Latin NCAP, organização independente de proteção ao

consumidor, que avalia a segurança dos veículos comercializados na

América Latina. Para mostrar como o modelo, além de seguro, é muito

divertido de dirigir, foi lançado um comercial criado pela agência

AlmapBBDO, que coloca os pais no lugar dos filhos. No filme “Pais”, um

jovem volta para casa dirigindo o up! ao som de uma música contagiante.

Ele começa a manobrar para guardar o carro na garagem e a cena muda

para os pais, que parecem aliviados com a chegada do filho. Assim que ele

entra no quarto para dormir, o casal surge na porta todo arrumado e sai sem

fazer barulho. Na sequência, o filme mostra os dois se divertindo a bordo

doup!. A locução explica: Segurança para quem sempre quis diversão.

Diversão para quem sempre se preocupou com segurança. Essa é a segunda

campanha criada para o modelo, que foi lançado em fevereiro de 2014 com

o comercial “Have Fun!”embalado por uma versão especial da

música “Girls just want to have fun”, composta por Robert Hazard e que

ficou famosa na voz da cantora Cyndi Lauper. São já duas campanha

publicitárias e mais uma vez o interior foi tratado como segunda classe.

Somente a grande imprensa foi programada. Será que vale a pena o

consumidor do interior comprar o UP!?

(Portal NewTrade – São Paulo/SP)

Presidência do Servas

Ao assumir a Presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social

(Servas), a primeira-dama de Minas, Carolina Oliveira, anunciou que, além

de fortalecer os programas existentes, atuará fortemente na regionalização

das ações sociais e o combate às drogas. O Servas é uma associação

civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo

promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia

administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade

de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal. Durante

a cerimônia de posse e de transmissão de cargo, realizada no Servas,

Carolina Oliveira disse que a meta é expandir e levar os projetos da

instituição para todo o Estado, incluindo a formalização de parceria com

igrejas que trabalham com famílias destruídas pelas drogas. “No período

da campanha eleitoral me sensibilizei com os sonhos e esperanças dos

mineiros de todas as regiões. Isso me deu força para trabalhar por Minas.

(Rede Sindijori de Comunicação – Belo Horizonte/MG)

Fundo de quintal em Jaíba

Empresa de “fundo de quintal” de Jaíba/MG ganha mais de R$ 100 mil

em licitações em 9 meses de existência. Em apenas 9 meses de existência,

uma empresa de “fundo de quintal” de Jaíba venceu licitações e celebrou

contratos no valor de mais de R$ 100 mil para fornecimento de materiais

de higiene e limpeza à prefeitura local. O fato até poderia não chamar tanta

atenção, não fosse o fato da firma supostamente pertencer ao secretário

de Maio Ambiente, Romero Fernandes Oliva, e sua “namorada” Cássia

Mirene Pereira dos Anjos, de acordo com denúncia que está sendo

investigada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

(Jornalista Fábio Oliva – Januária/MG)

Perfil dos visitantes

Os dados da Pesquisa de Demanda de 2014, realizada pela Secretaria de

Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (SETES-MG), mostram o

perfil do visitante que vem a Minas Gerais. As informações foram

recolhidas com aplicação de 3.086 questionários em 22 municípios

estratégicos do turismo no Estado durante o mês de julho (após a Copa do

Mundo) e outubro. A maioria (66,8%) dos visitantes é de Minas Gerais,

seguida por São Paulo (12,9%) e Rio de Janeiro (7,0%). Em relação a

idade, há predominância do público jovem, na faixa dos 21 a 30 anos

(33,7%), e, na sequência, pessoas entre 31 e 40 anos, representando 24,2%

do total. – Permanência : A média de permanência no Estado foi de 6,3

dias, contra 6,9 dias em 2012. O gasto médio diário do visitante aumentou

90,5%: em 2012 era de R$ 61,77, e atualmente é de R$ 117,67.

Considerando o gasto médio total, durante a viagem, em 2012, era de R$

409,31 e, em 2014, esse número saltou para R$ 742,50, representando um

aumento de 81,4% – Circuitos : Os circuitos mineiros que as pessoas mais

têm interesse de visitar, em uma próxima viagem, são o Circuito Serra da

Canastra com 28,5% (Araxá, Sacramento e São Roque de Minas). O

Circuito do Ouro segue na lista com 23,3% das intenções, tendo o

município de Ouro Preto como principal polo. Em seguida, tem-se o

Circuito dos Diamantes com 21,0% (Diamantina e Serro) e o Circuito das

Águas com 20,3% (Caxambu e São Lourenço). – Satisfação : O nível de

satisfação que abrange os serviços turísticos, teve uma média de 7,8 num

total de 10, representando um aumento de 1,9%, quando comparado com

(Jornal da Cidade – Poços de Caldas/MG)

Brasil o país do jeitinho

O Brasil é o país do “jeitinho”, do empurrãozinho, do “deixa para lá”,

do “vamos ver como é que fica”. Temos assistido a uma sequência de

tragédias de consequências graves, para as quais não tem solução e não têm

pai nem mãe. Exemplo destacado é o incêndio na Boate na cidade de Santa

Maria que até esta data não se definiu quem são os culpados. Certamente

dirão que culpados foram os que morreram porque foram àquela boate e

não foram na concorrente. Ou a culpa é doas pais que deixaram a moçada

sair de casa para ir à balada. O certo é que o cinismo impera em nossa

sociedade. Tudo isso muito pleno de conveniências. E os fatos e o saldo

permanecem inalterados, pois a cada ano as coisas pioram. Vemos

acidentes com automóveis ceifando vidas seja de adultos, crianças, idosos,

homens e mulheres. E tudo fica como está. A culpa acaba sendo do

pedestre que estava em cima do passeio, que não viu o sinal fechado, que

não estava caminhando na faixa, que estava no acostamento no lugar e hora

errados. Enquanto isso o motorista do carro não é o culpado, porque o

carro é que “perdeu o controle”. Tudo isso como se o carro fosse um ser

pensante. E a culpa fica sendo do carro e não do motorista que paga uma

fiança e vai “responder em liberdade”. Responder o quê em liberdade? E

um adolescente que roubou um pacote de bolachas no supermercado vai

pre condenado a 2 anos de reclusão. Então matar de carro é diferente de

matar com um revólver, com uma faca, com um machado? Eta sociedade

hipócrita ! E dessa forma caminha a nossa sociedade. Ninguém e todos são

responsáveis. Esse quadro só tende a piorar. Esses dias tinha um rapaz

andando de bicicleta sobre o passeio e vi quando ele disse para alguém que

lhe chamou a atenção. E daí! Você é que está me atrapalhando. Alguém cai

num dos buracos que ainda existem nos passeios e os responsáveis diretos

pelo descaso vêm com a seguinte desculpa: isso é responsabilidade da

prefeitura que não fiscaliza; a prefeitura diz que é obrigação do donodo

imóvel, o dono do imóvel fala que a responsabilidade é de quem aluga o

imóvel;quem aluga o imóvel responde que não tem nada com isso porque

não está no contrato. E o incauto transeunte acaba no prejuízo, pois vai ter

algum dano físico, vai se afastar do trabalho, vai deixar de cumprir seus

compromissos e, na pior das hipóteses ficar com alguma sequela. E

juntando a hipocrisia, o cinismo e a falta de responsabilidade os nossos

governantes vão do alto de suas “importâncias e imponências”

dizendo: “não se preocupem, deixe com nóis!”. Enquanto isso, nós aqui,

observadores atentos, vamos torcendo para que o tempo passe e nova

eleição venha para mudar o rumo da conversa.

(Hugo Pontes – Professor, poeta e jornalista)

Royalty do minério

Royalty do minério cai 33% e cidades mineiras congelam novos

investimentos. Pelo menos até abril os municípios mineradores vão

congelar investimentos em infraestrutura urbana, que incluem reformas de

escolas e postos de saúde. A redução nos repasses do royalty da mineração

gerada pela queda acentuada no preço do minério de ferro comprometeu o

orçamento das prefeituras, que em alguns casos já demitiram empregados

para se adequarem a uma nova realidade orçamentária.

(Jornal Diário Boca do Povo – Sete Lagoas /MG)

PARTICIPE DO CONGRESSO MINEIRO

DE COMUNICAÇÃO – DE 11 A

13 DE JUNHO DE 2015 EM BELO

HORIZONTE.

TEL: (31) 9279-0366

Deixe um comentário

13 + onze =

Muriaé-MG

PREVISÃO DO TEMPO

Muriaé, State of Minas Gerais, Brazil