Rede Sindijori de Comunicação
Nova Liderança
Tempos de Mudanças – Pimentel, nova liderança política em nível
nacional. O governador Fernando Pimentel, com a inquestionável vitória
sobre Pimenta da Veiga no primeiro turno das eleições de outubro de 2014,
surge como uma das três principais lideranças do PT em nível nacional, a
caminho de se ombrear com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e
com a presidente Dilma Rousseff, e se credenciar, mesmo sem postular,
para ser lembrado como candidato à presidência da República em 2018, se
Lula não vier a ser ou não puder ser candidato
(Jornal Mercado Comum – Belo Horizonte/MG)
Economia Mineira
Comprovada a decadência da Economia mineira. – De acordo com o
IBGE, de 2003 a 2012, enquanto a economia brasileira registrou expansão
de 42,41% no acumulado do período, a de Minas Gerais apresentou um
resultado de 37,89% – o que posicionou Minas na 4a. pior posição entre
todos os Estados Brasileiros. O levantamento do IBGE vai até o ano de
2012, ano em que o PIB-Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1,03%.
Em 2013, o governo mineiro declarou que o Estado havia crescido 2,3%
em 2012 – o que correspondeu a quase duas vezes e meia acima da média
brasileira. O jornal Mercado Comum discordou frontalmente dessa
informação e afirmou que a performance da economia mineira havia sido
negativa – o que agora vem de fato a se confirmar: ocorreu uma retração
de 0,41% no PIB mineiro nesse ano. Os dados e cenários relativos aos
anos posteriores não foram nem são nada promissores. Segundo estudos
já divulgados pela Fundação João Pinheiro – órgão oficial do governo
estadual, o PIB mineiro registrou apenas 0,80% em 2013 – enquanto o
nacional cresceu 2,49%. Para 2014 , a Fiemg – Federação das Indústrias do
Estado de Minas Gerais, através do seu Departamento Econômico tornou
público, no dia 17 de dezembro, que estudos da entidade apontam para
mais uma retração de 0,4% do PIB mineiro – em contraste ao crescimento
de 0,2% projetado para a economia nacional.
(Jornal Mercado Comum – Belo Horizonte – MG)
Campanha publicitária
Nova campanha publicitária do Volkswagen UP ! destaca segurança e
prazer ao dirigir. A Volkswagen do Brasil inicia 2015 destacando a
segurança e o prazer ao dirigir que o modelo up! proporciona aos
motoristas e passageiros. Não por acaso, o carro foi eleito o mais seguro da
categoria pelo Latin NCAP, organização independente de proteção ao
consumidor, que avalia a segurança dos veículos comercializados na
América Latina. Para mostrar como o modelo, além de seguro, é muito
divertido de dirigir, foi lançado um comercial criado pela agência
AlmapBBDO, que coloca os pais no lugar dos filhos. No filme “Pais”, um
jovem volta para casa dirigindo o up! ao som de uma música contagiante.
Ele começa a manobrar para guardar o carro na garagem e a cena muda
para os pais, que parecem aliviados com a chegada do filho. Assim que ele
entra no quarto para dormir, o casal surge na porta todo arrumado e sai sem
fazer barulho. Na sequência, o filme mostra os dois se divertindo a bordo
doup!. A locução explica: Segurança para quem sempre quis diversão.
Diversão para quem sempre se preocupou com segurança. Essa é a segunda
campanha criada para o modelo, que foi lançado em fevereiro de 2014 com
o comercial “Have Fun!”embalado por uma versão especial da
música “Girls just want to have fun”, composta por Robert Hazard e que
ficou famosa na voz da cantora Cyndi Lauper. São já duas campanha
publicitárias e mais uma vez o interior foi tratado como segunda classe.
Somente a grande imprensa foi programada. Será que vale a pena o
consumidor do interior comprar o UP!?
(Portal NewTrade – São Paulo/SP)
Presidência do Servas
Ao assumir a Presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social
(Servas), a primeira-dama de Minas, Carolina Oliveira, anunciou que, além
de fortalecer os programas existentes, atuará fortemente na regionalização
das ações sociais e o combate às drogas. O Servas é uma associação
civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo
promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia
administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade
de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal. Durante
a cerimônia de posse e de transmissão de cargo, realizada no Servas,
Carolina Oliveira disse que a meta é expandir e levar os projetos da
instituição para todo o Estado, incluindo a formalização de parceria com
igrejas que trabalham com famílias destruídas pelas drogas. “No período
da campanha eleitoral me sensibilizei com os sonhos e esperanças dos
mineiros de todas as regiões. Isso me deu força para trabalhar por Minas.
(Rede Sindijori de Comunicação – Belo Horizonte/MG)
Fundo de quintal em Jaíba
Empresa de “fundo de quintal” de Jaíba/MG ganha mais de R$ 100 mil
em licitações em 9 meses de existência. Em apenas 9 meses de existência,
uma empresa de “fundo de quintal” de Jaíba venceu licitações e celebrou
contratos no valor de mais de R$ 100 mil para fornecimento de materiais
de higiene e limpeza à prefeitura local. O fato até poderia não chamar tanta
atenção, não fosse o fato da firma supostamente pertencer ao secretário
de Maio Ambiente, Romero Fernandes Oliva, e sua “namorada” Cássia
Mirene Pereira dos Anjos, de acordo com denúncia que está sendo
investigada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).
(Jornalista Fábio Oliva – Januária/MG)
Perfil dos visitantes
Os dados da Pesquisa de Demanda de 2014, realizada pela Secretaria de
Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (SETES-MG), mostram o
perfil do visitante que vem a Minas Gerais. As informações foram
recolhidas com aplicação de 3.086 questionários em 22 municípios
estratégicos do turismo no Estado durante o mês de julho (após a Copa do
Mundo) e outubro. A maioria (66,8%) dos visitantes é de Minas Gerais,
seguida por São Paulo (12,9%) e Rio de Janeiro (7,0%). Em relação a
idade, há predominância do público jovem, na faixa dos 21 a 30 anos
(33,7%), e, na sequência, pessoas entre 31 e 40 anos, representando 24,2%
do total. – Permanência : A média de permanência no Estado foi de 6,3
dias, contra 6,9 dias em 2012. O gasto médio diário do visitante aumentou
90,5%: em 2012 era de R$ 61,77, e atualmente é de R$ 117,67.
Considerando o gasto médio total, durante a viagem, em 2012, era de R$
409,31 e, em 2014, esse número saltou para R$ 742,50, representando um
aumento de 81,4% – Circuitos : Os circuitos mineiros que as pessoas mais
têm interesse de visitar, em uma próxima viagem, são o Circuito Serra da
Canastra com 28,5% (Araxá, Sacramento e São Roque de Minas). O
Circuito do Ouro segue na lista com 23,3% das intenções, tendo o
município de Ouro Preto como principal polo. Em seguida, tem-se o
Circuito dos Diamantes com 21,0% (Diamantina e Serro) e o Circuito das
Águas com 20,3% (Caxambu e São Lourenço). – Satisfação : O nível de
satisfação que abrange os serviços turísticos, teve uma média de 7,8 num
total de 10, representando um aumento de 1,9%, quando comparado com
(Jornal da Cidade – Poços de Caldas/MG)
Brasil o país do jeitinho
O Brasil é o país do “jeitinho”, do empurrãozinho, do “deixa para lá”,
do “vamos ver como é que fica”. Temos assistido a uma sequência de
tragédias de consequências graves, para as quais não tem solução e não têm
pai nem mãe. Exemplo destacado é o incêndio na Boate na cidade de Santa
Maria que até esta data não se definiu quem são os culpados. Certamente
dirão que culpados foram os que morreram porque foram àquela boate e
não foram na concorrente. Ou a culpa é doas pais que deixaram a moçada
sair de casa para ir à balada. O certo é que o cinismo impera em nossa
sociedade. Tudo isso muito pleno de conveniências. E os fatos e o saldo
permanecem inalterados, pois a cada ano as coisas pioram. Vemos
acidentes com automóveis ceifando vidas seja de adultos, crianças, idosos,
homens e mulheres. E tudo fica como está. A culpa acaba sendo do
pedestre que estava em cima do passeio, que não viu o sinal fechado, que
não estava caminhando na faixa, que estava no acostamento no lugar e hora
errados. Enquanto isso o motorista do carro não é o culpado, porque o
carro é que “perdeu o controle”. Tudo isso como se o carro fosse um ser
pensante. E a culpa fica sendo do carro e não do motorista que paga uma
fiança e vai “responder em liberdade”. Responder o quê em liberdade? E
um adolescente que roubou um pacote de bolachas no supermercado vai
pre condenado a 2 anos de reclusão. Então matar de carro é diferente de
matar com um revólver, com uma faca, com um machado? Eta sociedade
hipócrita ! E dessa forma caminha a nossa sociedade. Ninguém e todos são
responsáveis. Esse quadro só tende a piorar. Esses dias tinha um rapaz
andando de bicicleta sobre o passeio e vi quando ele disse para alguém que
lhe chamou a atenção. E daí! Você é que está me atrapalhando. Alguém cai
num dos buracos que ainda existem nos passeios e os responsáveis diretos
pelo descaso vêm com a seguinte desculpa: isso é responsabilidade da
prefeitura que não fiscaliza; a prefeitura diz que é obrigação do donodo
imóvel, o dono do imóvel fala que a responsabilidade é de quem aluga o
imóvel;quem aluga o imóvel responde que não tem nada com isso porque
não está no contrato. E o incauto transeunte acaba no prejuízo, pois vai ter
algum dano físico, vai se afastar do trabalho, vai deixar de cumprir seus
compromissos e, na pior das hipóteses ficar com alguma sequela. E
juntando a hipocrisia, o cinismo e a falta de responsabilidade os nossos
governantes vão do alto de suas “importâncias e imponências”
dizendo: “não se preocupem, deixe com nóis!”. Enquanto isso, nós aqui,
observadores atentos, vamos torcendo para que o tempo passe e nova
eleição venha para mudar o rumo da conversa.
(Hugo Pontes – Professor, poeta e jornalista)
Royalty do minério
Royalty do minério cai 33% e cidades mineiras congelam novos
investimentos. Pelo menos até abril os municípios mineradores vão
congelar investimentos em infraestrutura urbana, que incluem reformas de
escolas e postos de saúde. A redução nos repasses do royalty da mineração
gerada pela queda acentuada no preço do minério de ferro comprometeu o
orçamento das prefeituras, que em alguns casos já demitiram empregados
para se adequarem a uma nova realidade orçamentária.
(Jornal Diário Boca do Povo – Sete Lagoas /MG)
PARTICIPE DO CONGRESSO MINEIRO
DE COMUNICAÇÃO – DE 11 A
13 DE JUNHO DE 2015 EM BELO
HORIZONTE.
TEL: (31) 9279-0366