Rede Sindijori de Comunicação
Oi é condenada
O Tribunal Regional do Trabalho da 9a. Região do Paraná condenou a operadora de telefonia Oi a pagar uma indenização de R$ 5 mil a um instalador terceirizado, que prestava serviços para a Brasil Telecom (atual Oi). Segundo o ex-funcionário, a ação foi movida porque ele se sentia moralmente assediado por causa de um e-mail fixado frequentemente durante dois anos no mural de funcionários com o título :”Os 10 mandamentos da telefonia”, com tópicos como “tua sanidade mental será posta em xeque antes que completes 5 anos de trabalho”, “quando de folga no domingo, sairás à rua olhando os postes e as redes, como se fosse um lazer” e “não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga”, entre outras. Diante disso, o Tribunal Superior do Trabalho determinou que a prática da Oi configurava afronta à imagem e à dignidade do ser humano e induzia os empregados a ver o conteúdo da mensagem como o correto. A Oi nega a mensagem no mural, porém há testemunhas que comprovam o contrário.
(Jornal Correio Popular – Itaberaí/GO)
Fichas Sujas
Fichas sujas : TJ-MG condena quarteto de Januária/MG por improbidade. A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) condenou o ex-prefeito João Ferreira Lima, o ex-procurador municipal Roberto Lima Neves, a ex-secretária municipal de Educação Maria Seixas Lima e a locadora de um imóvel alugado ao município, Ria Cristo D’Aquino, por ato de improbidade administrativa. Eles terão que devolver R$ 11 mil aos cofres públicos e pagar multa equivalente a 50% desse valor. Todas as quantias deverão ser corrigidas e atualizadas monetariamente de 2006 até a data do efetivo pagamento. A condenação inclui, ainda, inelegibilidade pelo prazo de 5 anos.
(Jornalista Fábio Oliva – Januária/MG)
Coca-Cola
A consumidora Crislaine Coscarelli encontrou um recipiente plástico dentro de uma garrafa de Coca-Cola e divulgou fotos no Facebook com a reclamação direcionada à marca do produto. Em seu relato, a jornalista de Campinas (SP), começa o texto dizendo que esse “é o tipo da coisa que você acha que nunca vai acontecer com você. Quantas vezes já não li notícias a respeito de objetos estranhos encontrados dentro de latas, garrafas e outras embalagens de bebidas e alimentos?” Segundo o relato de Crislaine na rede social, ela foi à cantina do trabalho na hora do almoço pediu uma garrafa de Coca-Cola, que a atendente tirou da geladeira e abriu em sua frente. “Me sentei à mesa com um colega e, enquanto comia e conversava, fui consumindo o líquido aos poucos, sem nada notar. Até o momento em que despejei no copo o restante que estava na garrafa. Só então notei o tal objeto estranho dentro do vidro. Era um desses recipientes de plástico pequenos com tampa, meio azulado e que é conhecido por ser usado por usuários de drogas para guardar cocaína.” O objeto é um flaconete, recipiente de plástico, que acompanha determinados medicamentos que necessitam ser solvidos em líquidos diluentes. “Nem sei externar a sensação de nojo e indignação que vivenciei. Como isso foi parar lá é a grande questão que fica, mas, como a garrafa foi aberta na minha frente, só me resta concluir que o erro aconteceu no engarrafamento”, disse Crislaine. Por meio de nota, a Femsa Brasil – companhia engarrafadora da Coca-Cola no País – lamenta o ocorrido com a consumidora e “informa também que o processo de fabricação de seus produtos, desde a recepção da matéria-prima e embalagens até o seu final encaixotamento, segue os mais rigorosos procedimentos de higiene, garantindo os mais altos padrões de excelência em qualidade”.
(Portal NewTrade – São Paulo/SP)
Rolezinhos
Ministério Público de Minas Gerais emite nota técnica liberando”Rolezinhos”. Os “rolezinhos” – fenômeno conhecido pelo encontro massivo de jovens em locais públicos, como shoppings – devem ser tratados como exercício livre do direito de qualquer pessoa para expressar opinião. Além disso, a Polícia Militar só deve agir, respeitando os limites do uso da força, em casos excepcionais, demonstrada a iminência ou a prática de atos de violência em geral. Está é a opinião do Ministério Público de Minas Gerais sobre os encontros. Segundo o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (CAO-IJ), a nota orienta os integrantes da instituição sobre as melhores formas de lidar com a ocorrência e as possíveis consequências dos “rolezinhos”. “Somente nas hipóteses excepcionais, em que reste demonstrada a iminência ou a prática de atos de violência em geral, os agentes públicos encarregados da segurança estão legitimados a agir. Caso ocorra alguma violência, a primeira coisa que deve ser evitada é a generalização. Um incidente isolado não pode e nem deve prejudicar todos os participantes”, diz a nota. Além de reunir os aspectos legais que envolvem o tema, a intenção do MPMG com a publicação da nota é incentivar que o promotor de justiça, dentro de uma visão resolutiva, busque mediar a situação, reunindo-se previamente com os interessados e buscando meios para corrigir eventuais irregularidades.
(Jornal de Montes Claros – Montes Claros/MG)
Autoescolas
Instrutor diz que resolução do Contran é insuficiente para formar bom motorista. Professores de autoescolas do Distrito Federal consideram a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passa de 20 para 25 o limite mínimo de aulas práticas para alunos que desejarem tirar carteira de habilitação, insuficiente para formar motoristas mais conscientes. A resolução, que entrou em vigor, vale apenas para quem se habilitar à categoria “B”. Instrutor de direção, Romualdo José da Silva, de 58 anos, avalia que o limite mínimo de aulas não garante experiência suficiente para alguém pegar o volante em situação real, ou seja no trânsito. “Há 30 anos na profissão, ensinei pessoas que poderiam ser habilitadas em quatro ou cinco aulas. Entretanto, outras não poderiam alcançar a habilitação nem com as 20 aulas. Na verdade, o que conta é a capacidade da pessoa. Cada um tem um tempo diferente para aprender a dirigir”, salientou Romualdo. O instrutor ressaltou outra particularidade na definição do limite mínimo. “Alguns alunos, com mais dificuldades, quano estão próximos das aulas consideradas suficientes, ficam desestimulados, pois entendem que o quantitativo deveria ser suficiente. Acho que cada pessoa deveria ser capacitada pelo próprio instrutor, que é quem a acompanha”, concluiu. O aumento do número de aulas também reflete no bolso do consumidor. Estudante de psicologia, Jéssica Emanuele, de 22 anos, acredita que a medida, pelo menos em um primeiro momento, reduzirá a procura pelas autoescolas. “Estou no fim das aulas. Comecei a tirar carteira antes da resolução e paguei menos. É caro conseguir se habilitar. Com essas aulas a mais, as pessoas acabarão deixando para depois. Ainda assim, quem quiser deve procurar bem, pois não é difícil encontrar autoescolas mais baratas”, acrescentou Jéssica. Chegou ao nosso conhecimento que instrutores de autoescolas em parceria com os examinadores, estão recebendo propina para aprovarem os alunos. Os Detrans, principalmente os de Minas Gerias tem que apurar isso com rigor.
(Jornal Diário Boca do Povo – Sete Lagoas/MG)
Democracia
O que é democracia ? Governo em que o povo exerce a sua soberania. Seria excelente que o povo viesse a exercer a sua soberania o que infelizmente não acontece no torrão pátrio. Aqui, o governo faz e acontece, a vida fica mais difícil e o povo sofre calado. (povo ou povinho?) A Folha num excelente artigo sobre o tema, revela que a democracia é o melhor regime em nosso país. 66% dos entrevistados opinaram a favor da democracia. Ainda segunda a Folha a democracia é o regime preferido entre os mais instruídos, os que estão bem financeiramente. O desnível entre ricos e pobres em nosso país é muito grande e os mais bem abastados dominam o país. O pobre continua pobre e a democracia para ele não significa muito. Ele quer um regime melhor para viver melhor, entretanto seja qualquer regime, mesmo a democracia, sem os ladrões que furtam o dinheirinho dos pobres. A operação “Lava Jato” mostra como os mais escolarizados, fazendo-se claro exceções, são os maiores larápios do país. Num regime austéro as coisas seriam outras. O que se poderia fazer com a dinheirama furtada pelos ladrões do colarinho branco? Escolas, creches, hospitais, casas populares, segurança melhor e acima de tudo tranquilidade para a população. Se a operação “Lava Jato” realmente colocar a casa em ordem viva a Democracia. Vamos aguardar. Quem viver verá !
(Francisco Risola – Jornal da Cidade – Poços de Caldas/MG)
Mais faltosos
O campeão, considerando-se o percentual total de faltas desde o início da legislatura, o campeão de ausências é Mário de Oliveira (PSC), que renunciou em julho do ano passado. Enquanto esteve por lá, se ausentou de 87% das reuniões. Entre os deputados mineiros que continuam com mandato, Walter Tosta (PSD) é o campeão de ausências: 78,2% do total de reuniões. Excluindo-se as faltas justificadas, o índice é de 56,8%. João Bittar lidera se consideradas apenas as faltas não justificadas: 60,4%. Considerando também as reuniões em que justificou ausências, ele não apareceu em 72,7% do total. Os dados foram extraídos de levantamento permanente da ONG Transparência Brasil.
(Jornal O Tempo – Belo Horizonte/MG)